quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

postagem pré-natal


Então, aqui estou para mais uma postagem, dessa vez uma pré-natal (impossível não fazer esse trocadilho infame...)

Lembrei da pequena crônica de Clarice Lispector na aula. Interessante como aquele textinho tão pequeno me marcou, com toda aquele simbolismo do missal não ter se desmanchado pelas chamas do quarto.

Bom, amanhã é natal, dia de presentes. Interessante como as datas relacionadas aos eventos de Jesus são todos marcados por concorrentes mais lembrados. Vejamos: no aniversário dele trocamos presentes (o que até dá pra ser compreendido numa perspectiva bem ampla!) e na morte dele comemos chocolates?! E depois falam que os indígenas tem cultura atrasada e são estranhos.

Bom, voltando ao natal, faz tempo que não me emociono ou qualquer coisa do tipo com o natal. Pra ser bem honesta, odeio essas coisas de "espírito natalino", "momento de reflexão" e outras...Afinal, quem faz isso?! Ah!, natal é com família...oras, que grande falsidade da reunião entre famílias! Pessoas que se odeiam, ligadas pelos sobrenome (?), com uma necessidade incontrolável de mostrar o quanto estão bem nas vidas (esforçando-se, inutilmente, para esconder os grandes fracassos que são!), que o casamento vai ótimo, enquanto todos falam entre si: "viu como fulana está gorda", "nossa, como esse cachorro ainda vem pra nossa casa, depois de tanto trair a esposa". Trocam presentes, vão pra casa, falando mal da comida e dormem, esperando o ano que vem.

Espécie de vida que não desejo viver.

Senti falta do 'papai cruel' (Estranho Mundo de Jack, do Tim Burton) que todo ano passava no SBT durante a minha infância.

4 comentários:

Anônimo disse...

acredita q nunca entrou na minha cabeça isso de feriados?
na verdade eu nem sei direito o q é comemorado em nenhuma data, alias, eu nunca entendo as datas!
qdo ocorre o carnaval? e ação de graças? pascoa é qdo e significa o q? jesus nasceu ou morreu ou ressuscitou ou sei lá o q? natal ele nasceu ou ressuscitou? ok, tai. 25 de dezembro, isso sei...!


"Então é Natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez."
e é como diz a música...
(engraçado q não lembro de tê-la ouvido este ano...! ainda hehehe)
e o q cada um fez no resto dos dias, q não no natal?
o ano acabando e nos livramos facilmente dessa quase imposição momentanea de nos mostrarmos solidario e deixarmos o amor entrar em nossas casas e ser tolerantes e blablablabla...
no fundo nem acho assim tão ruim sa pessoas falarem nisso e tvz até pensarem um pouquinho nisso nesse periodo. o problema mesmo é como c disse, a hipocrisia c q trazem todas essas ideias.
e depois de amanhã o dia nascerá outra vez e muito continuará como seguia até o dia 23, por ai.

beijo!

Anônimo disse...

ah, procure aproveitar esse momentos junto a sua família!
enfim, o natal serve p promover essas reuniões (ou separações, opa!), né? no meio delas tenho certeza d q estão pessoas q vc ama e q amam vc!
(e não só da boca p fora, influenciados pelo dito "espirito natalino"!!)

ho-ho-ho
felizzz natal!

Maria das Graças Matos disse...

até quem me vê, lendo jornal, na fila do pão, sabe que eu te encontrei...e ninguém dirá que é tarde demais, que é tão diferente assim! Do nosso amor a gente é quem sabe, pequenaaaaaaaaa!!!!!!!
(sim, estou ouvindo los hermanos)
bom natal pra você tambem!!!
curta sua família e seu irmaozinho!!!

ARTE e LITERATURA - Humanidades Médicas disse...

Não pude deixar de concordar com gde parte do que foi dito nesse(ou neste???nunca fui mto boa em gramática pro vestibular...nem um pingo de saudade daquele tempo...das provas, bem entendido)seu texto de pré-natal(gostei do trocadilho) nem parar de rir com as verdades nele expostas. Cada família com suas histórias, e parecem muito parecidas heim...
Querida Graça, vc leva muito jeito prá escrita. Não páre nunca. Genial o jeito como vc fala de certas coisas. Adoro.

Bjs